sexta-feira, 27 de março de 2009

A queda da Bela Adormecida.

Ao contrário do que muitos pensam, andar de ônibus pode ser relaxante. Pegar um coletivo lotado às 5 da tarde, em meio a um engarrafamento monstro e ouvindo no rádio uma música de qualidade bem questionável, isso sim é estressante. Mas quem já precisou pegar ônibus bem cedinho provavelmente já desfrutou de uma soneca. Quem nunca dormiu e bateu com a cabeça no vidro no meio de uma curva? Quem nunca acordou com a cabeça apoiada no ombro do passageiro ao lado? Quem nunca passou do ponto de descida porque dormiu demais? Dormir no ônibus é quase tão gostoso quanto continuar na cama. Mas sinceramente acho que, da mesma forma que há botes salva-vidas nos barcos, deveria haver joelheiras nos transportes públicos, como item obrigatório. Não entendeu nada? Pois eu vou bem contar uma história e você vai compreender:


Eram 5:30 da manhã e o sol começava a dar sinais no horizonte. O ônibus não estava lotado, mas todos os lugares estavam ocupados e havia umas cinco pessoas em pé. Era um festival de cabeças apoiadas nos vidros. Já os que estavam sentados no lado do corredor, curvavam a cabeça para trás e tiravam um ronco. E “tirar ronco” não é força de expressão: alguns roncavam mesmo! A começar pelo cobrador que, com a cabeça apoiada em seu bauzinho, tinha que ser acordado aos gritos cada vez que entrava um novo passageiro. A maior preocupação era com o motorista: vai que ele entrava naquele clima...


Nesse ambiente de “siesta espanhola”, o que impressionava era que as pessoas que estavam em pé... também dormiam. Parece que já tinham tudo esquematizando. Cada um se segurava naquela barra de ferro horizontal, com as mãos cruzadas umas sobre as outras, e meio que apoiavam o corpo na lateral dos bancos. Provavelmente era bom, já que a baba de muita gente molhava as golas das camisas. De vez em quando alguns dorminhocos sentados acordavam assustados porque as pernas dos que estavam de pé acabavam roçando em seus braços. Recuperados do susto, voltavam a dormir.


Naquele dia havia, no entanto, um baixinho de pé no meio do ônibus. O pobrezinho estava esticado, tentando se segurar na barra de ferro. Quando eu era criança eu vivia tentando me segurar lá encima, assim como meus colegas de classe. Ver aquele homenzinho se esticando todo me fez lembrar essa época. Quando ele conseguia alcançar a barra, o máximo que fazia era segurar-se com as pontas dos dedos, que escorregavam a cada curva.


Porém, num trecho do caminho que era mais reto, o carinha conseguiu se estabilizar e, em meio a esse ambiente relaxante, o pior ocorreu: ele dormiu de pé. Nesse momento, além do motorista, umas cinco pessoas ainda conseguiam ficar acordadas, lutando, porém, contra o sono. Uma senhora sentada num dos bancos do corredor dormia tão profundamente que nem se dava conta de que o baixinho que estava em pé já praticamente sentava em seu ombro enquanto dormia e tentava com a ponta dos dedos se manter de pé. Foi quando todo o ônibus foi surpreendido por um forte estrondo. TUUMMM!


Todos pularam assustados e, meio desnorteados, tentavam procurar a origem do barulho. Um pneu estourado? Um tiro? Um trovão? Um animal atropelado? A senhora que dormia profundamente resolveu olhar para baixo e viu, então, o baixinho ajoelhado no chão, com a cabeça baixa e ainda feito a Bela Adormecida. Todos meio que se levantaram para conferir a cena. Até o cobrador se esticou para ver. O nanico despencou lá de cima e foi com toda a força pro chão, e de joelhos. Viu-se alguém rindo discretamente, sendo logo seguido por outros. Devido a esse burburinho, o baixinho foi acordando aos poucos. Percebendo sua situação, usou apenas sua visão periférica para ver que estavam todos olhando para ele. Experto que só ele, juntou as mãos em sinal de oração e disse em voz alta, como se terminasse uma: “...não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém!” Levantou-se, deu o sinal para descer e se mandou do ônibus. Olhando pela janela, todos viam uma figura engraçada, correndo desorientadamente pela madrugada até sumir na escuridão. Muitos não entenderam nada, outros entenderam perfeitamente. Teve beato aproveitando a deixa e se benzendo. E a vida voltou ao normal. Voltaram a dormir e só acordaram na parada final.


No dia seguinte, aqueles que sempre pegavam o ônibus do mesmo horário procuraram em vão pelo baixinho. Ele jamais pegou aquele ônibus de novo.

23 comentários:

  1. durmir no onibus ñ eh muito confortavel ñ

    ResponderExcluir
  2. Isso me fez lembrar uma situação,
    Uma vez tive que voltar da balada de ônibus, e adormeci.. quando acordei já dei sinal e saí..
    Só então percebi que estava a 40 minutos a pé da minha casa.
    kkkkk







    http://putoanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AHuahauha...
    Eu sou mais daquelas que dorme no metrô...
    Acho que é o balanço que acaba dando vontade de dormir..rsrs
    Muito bom seu post, os detalhes são muito engraçados...rsrs
    Gnde bjo

    ResponderExcluir
  4. ashuahaushauhasuahsuas! Jah dormiram nu meu ombru nu buzu, detalhe: u buzu tava lotadu i nós estavamaos em pé! ¬¬
    jah eu, posso estar morta de sono ma snum durmo nu onibus de jeitu nenhum.... O.o sou desconfiada!

    Bjaum

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKK pelo jeito vou ter q compra uma joelheira tbm.. IUAIAUIAUIUA

    Mas heim uma vez eu dormi na volta pra casa as 18:30 da tarde. kkkkkkk
    Foi assim eu sentei no banco do corredor ao lado de uma guria bunitinha... mas como estava com sono nem dei bola pra ela e nem vi quando adormeci. KKKK ja racho o bico só de lembra... KKKK. continuando... só acordei perto do terminal do meu bairro! mas o mais hilário é que acordei com o ronco da guria ao meu lado, que tbm durmiu e no meu ombro... IUAIAIIUAIUAIU

    Imagina só o pessoal que estava no onibus vendo a gente dormindo... KKKKKK

    Abraço véi.. Um dos melhores post do bemcontar. parabens....
    [link]www.williankleber.com[/link]

    ResponderExcluir
  6. Rs, bom relato esse, cara! volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. É, bom relato, haha!

    ResponderExcluir
  8. HAUhahHAhuHAHAUHuahuahuAUah .. Meu Deus, coitado!

    Mas acho que na situação dele, meu raciocinio não seria tão rapido a ponte de lembrar que poderia estar em posição de oração!!
    HAuhaAHUhauhUAHahuAHH ...

    Mas o ônibus é um local engraçado mesmo... Cada coisa que acontece!
    E de manhã bem cedo assim, nem se fala ...
    Pego o primeiro ônibus também.. e é cada coisa! HAUhaHUAah

    Ótimo post, como sempre dando show!

    Beijos. xD

    ResponderExcluir
  9. ah cara...

    esse negocio de dormir eh moh bom...

    mas eu sou contra...

    rsrs

    a gnt passa 1/3 da vida dormindo...

    ou seja

    uma pessoa com 60 anos dormiu equivalente a 20 anos

    Vistem: JaNjÃo ComicS

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    coméedia !

    poutz... aquii em bsb, nunca dormii em baú Oo
    sempre fico em pé ¬¬
    uiasuasuiasuias

    e qe bom qe gostou do meu texto \o/
    tomara qe ele venhya fácil tb :*

    ResponderExcluir
  11. Cara,q máximo o teu texto...MUITO BOM!
    Li desde a primeira palavra até a última,e não me arrependi!
    Isso é bem cena da realidade que ficaria ótima num filme,vc inclusive,poderia escrever roteiro pro cinema!


    PARABÉNS PELO BLOG!


    AMEI MUITOOOOO O TEXTO!

    E VOU TE ACOMPANHAR DESDE JÁ!

    bEIJUSS!

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Denise. Acompanhe sim e divulgue pra sua galera.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

    Divertidooo.. =Pp

    http://papos-teen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. A pior coisa é quando te acordam pra pedir dinheiro ou pra comprar balas e afins...
    Deixem - me dormir em paz!

    ResponderExcluir
  15. kkkkk

    nem me fale ! pegar ônibus em horário de "piko" é cruel ...

    ResponderExcluir
  16. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Demais seu texto cara....muito bom m esmo...
    Retribuindo a visita

    Gustavo Chagas

    ResponderExcluir
  17. nem me fale quantas vezes ja dormi no onibus...as vezes d avergonha ...uam vez voltando de balada perdi o ponto ond e er aparar...eeee...

    http://verdadesentrementiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Quem nunca passou ou nao viu alguma situação parecida que atire a 1ª pedra..
    Uma vez estava no trem e na minha frente tinha varios homens..
    chegando na estação.. um deles estava dormindo e os outros fizeram DE TUDO pra acodar ele.. e qm disse q conseguiram??
    Ai eles desistiram e deixaram o cara la..
    So queria ver a reaçao dele qdo acordasse..rs


    Parabens pelo blog..
    Vou ficar acompanhando..

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. kkk, ilario durmo mais voltando do Busão!

    Ae meus blogs →

    http://pointdowns.blogspot.com
    http://pointmp3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. mt maneira a fotinha com o travessiero...
    e a venda foi tudo nessa hora
    ahuahauhahauh
    mt bom cara...
    abç

    ResponderExcluir

Peço educação ao postar seus comentários. Obrigado!