quarta-feira, 8 de abril de 2009

O homem do bandejão.


“Senhores passageiros, desculpe interromper o sossego de sua viagem...” É muito provável que você já tenha ouvido essa frase. O contexto? Outra vez nosso bom e velho ônibus. O chamado B-Commerce (o “Comércio no Busão”) inaugura um novo tipo de venda: é o Delivery 100%, ou seja, você nem precisa telefonar pra eles levarem o produto até você. Claro, o ônibus também é palco de todo tipo de gente necessitada que pede ajuda. Há muitíssimas causas nobres e outras nem tanto. Mas o que impressiona é como nós passageiros somos dissimulados, não é? Que atire a primeira pedra quem nunca fingiu estar dormindo, quem nunca começou a olhar pro lado de fora do ônibus, quem nunca puxou papo com a pessoa ao lado ou quem nunca pegou o celular e começou a falar com o Além só pra fingir que não viu a pessoa ali pedindo. Bem, sem querer discutir aqui o lado social e moral dessas questões, vou bem contar uma história que ocorreu dia desses:


O ônibus até que não estava cheio. Um rapaz, que devia ter algo em torno de 25 anos, entrou como um passageiro normal e até pagou a passagem. Após passar pela roleta (ou catraca, em algumas regiões), ele tirou de uma bolsa uma bandeja plástica e foi lá pra frente. Virou-se para os passageiros e começou sua fala. Segundo ele, estava desempregado, tinha não sei quantos filhos e esposa pra cuidar, contas a pagar, etc. Até aqui o povo não estava nem ligando, afinal dentro daquele mesmo ônibus provavelmente tinha gente em situação bem parecida. Ao ver o pessoal procedendo como de costume (fingindo dormir, conversar, virando a cabeça...), o cara de repente ficou irado. Omitindo aqui os palavrões, chamou a galera de fingida, unha de fome e imprestável, tudo isso num tom bem ameaçador. Putz, dá pra acreditar?! Os “dorminhocos” acordaram rapidinho e junto com os outros começaram a meter as mãos nos bolsos. Provavelmente aquela situação fez com que muitos pensassem se tratar de um assalto. Mas que assaltante contaria toda aquela história e ainda levaria uma bandeja de plástico pra pegar o dinheiro? Talvez um saco, uma mochila, mas uma bandeja?!



Aos poucos a bandeja foi recebendo muitas moedinhas e uma ou outra nota de um Real. O cara ficou possesso: “Que que é isso? Agora vão querer me sacanear?” Alguns ainda cataram algumas moedinhas e colocaram ali, antes que o cidadão anunciasse de vez o assalto? Seria isso mesmo? Ao perceber que já havia algum peso no recipiente, o moço necessitado relaxou o tom de voz. “Obrigado, Deus abençoe a todos, inclusive aos que não puderam colaborar” – essa é a despedida tradicional. Deu as costas, pediu ao motorista para parar e, então, desceu, aparentemente satisfeito.



Passageiros se entreolharam, mas sem dizer uma palavra. O que tinha acontecido ali? Imediatamente olharam para fora, ao lado direito especificamente. Queriam ver se o homem tinha mesmo ido embora. Puderam observar o rapaz fazendo a contabilidade. Contou moeda por moeda e mais as duas ou três notas de um Real. De repente suas feições mudaram de novo e o improvável ocorreu. O cara jogou a bandeja pra cima e todas o dinheiro foi pelos ares! “Bando de miserável!”. Todos atônitos, não sabiam se desciam para pegar aquela ninharia de volta, se iam atrás do safado pra arrebentar sua cara ou se torciam para o motorista ir logo embora antes que ele voltasse.



No final ficaram as incógnitas: quem era aquele homem? Teria ele dito a verdade sobre a família? Se era verdade, por que desprezou a grana? Era orgulhoso? Ou simplesmente era mais um desses doidos varridos que abundam em nosso país? Você decide...


Nota: moradores do local relatam terem visto uma dúzia de pessoas durante a madrugada procurando alguma coisa pelo chão. Seriam moedinhas e notas de um Real?

27 comentários:

  1. Muito interessante, gostei da atitude desse sujeito.
    Talvez isso devesse acontecer mais vezes, não sei porque.
    Ou não, prq era capaz de surgir um que fosse realmente maluco e acabasse sequestrando um onibus, fazendo policial matar uma pessoa inocente.

    Passa lá
    www.teuculazarento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ae André, sussegado!

    Heim, isso ae é normal, não sei quanto deve custar uma buxa de #&%$ por ae, mas provavelmente o que conseguiu arrecadar no buzão fico longe do objetivo....

    Abraço ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Mano isso foi hilario !
    kkkkkkkkkk

    aqui na regiao metropolitana do recife teve um cantador de embolada que fez sucesso e gravou sua musica com mtos musicos de forro conhecidos.

    é cada uma!

    uahauihau

    D+ o blog

    abçs

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha! Fico com a hipótese que o moço era um doido varrido. Também tenho histórias assim, uma vez entrou um moço no busão com dreads, meio sujo, pagou a passagem e falou, falou, falou sobre a vida dele e sobre si mesmo, falou, falou, mas esse não tinha filhos e nem esposa. Depois de falar meia hora (juro!) resolveu passar para arrecadar dinheiro (a esse ponto qualquer um daria dinheiro para o sujeito calar a boca). Depois com a grana em mãos disse: "tem gente que diz: não vai beber com o dinheiro que ganhou, não". E então completou: "Mas agora que o dinheiro de vocês é meu e eu faço o que quiser com ele". Cara de pau, não?

    Muito obrigada pela visita no Abóboras! :)

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  5. HSUAHSUAHSUA uau, boa atitude!
    parabéns pelo blog!

    http://dizendopouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo avassalador...
    De imediato, adoro Henfil... já merece leitura total do post... Segundo... Ainda bem que li toda postagem... mas fiquei curiosa por varias razões...
    Porque uma bandeja de plastico?(tão improvavel)
    Porque o sujeito jogou fora todo apurado da badeja?
    Muito bom mesmo! venha nos visitar tb

    ResponderExcluir
  7. hehehehe

    gostei

    no ônibus q eu pego tbm tem essas paradas

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante!
    Aqui na minha cidade tem um ceguinho que vende bala no buzão!
    Não tem nada haver com o da bandeja, mas ta valendo!
    Abção!

    ResponderExcluir
  9. aki naminha cidade ja aconteceu isso...quando estava no onibus....as vezes pode ser verdade..as vezes não...vai saber....mas da esmola e errado....

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkk

    a foto foi mto bem colocada... ;D

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahahaha... em diria Fábio Silvestre: O ônibus é uma vida.

    Se vê de tudo rs.

    Muito bom mesmo, amei.

    ResponderExcluir
  12. "Provavelmente aquela situação fez com que muitos pensassem se tratar de um assalto."

    Imaginei a situação na minha mente cheia de devaneios. Tiozinhos atônitos, trabalhadores enfurecidos ... é , um dia bem comum .

    Obrigado pelo comentário no meu blog, depois vou explanar o prq dos itens bebida e brigas rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Nossa que coisa mais estranha Oo . mas de qualquer forma boa historia mas aconteceu de verdade mesmo ? uhsuahhsahuhsuah

    passa no meu :http://kettydss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. usuahsuah
    mt massa xD e ficou mt legal a foto

    http://lucasmarreiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde André!

    Adorei o seu relato.

    Vira e mexe eu fico com uma coceirinha nos dedos para escrever algo sobre as figuras bizarras que circulam pelos ônibus de Brasília, mas ainda não o fiz e, após ler o seu texto, não sei se o meu relato ficaria tão bom!

    rs...

    Eu nunca, nunca, nunca contribuo.

    Podem me chamar de unha de fome à vontade!

    A maior parte das pessoas que pedem são golpistas.

    E eu faço a seguinte indagação:

    Quem não é picareta e realmente está precisando, por que é que não vai trabalhar?

    Aí eles chegam com aquele papo manjado de que emprego está difícil... bem, se a pessoa cruzar os braços e não procurar, ficará mais difícil ainda, né?

    Por que é que eles não procuram cooperativas de reciclagem, uma pessoa que precise de alguém para capinar o quintal, passar roupa, etc?

    Porque pedir é mais fácil e lucrativo!

    Pois é, doido, ameaçador ou não, eu não contribuo com nenhum vintém!

    Kiso!


    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Concordo, Nat. Certa vez, estava em Florianópolis e vi uma placa na rua: "quem dá esmola não dá futuro".

    ResponderExcluir
  17. obrigado por passar no meu blog!

    gostei do blog.. e como vc diz: "blog interessante é aquele que fala do mundo que nos rodeia."

    parabens e sucesso!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. huahua, massa , parebens pelo blog

    ResponderExcluir
  20. Não acredito que ele tenha ficado insatisfeito com o valor e sim com o que foi depositado na bandeja...
    Talvez ele quisesse apenas comida sei lah....
    Eu fikei meiu na duvida, mas td bem! sahsuhauhsausa

    Bju

    ResponderExcluir
  21. Vc não pode negar que o cara é empreendedor. Inventou uma nova modalidade de mendicância! hehe

    ResponderExcluir
  22. mara a historia, tem boas partes de humor. o melhor foi a foto que você usou na postagem xD

    ResponderExcluir
  23. Um sujeito muito louco já entrou no ônibus onde eu estava e também ficou irritado quando viu que ninguém se manifestava após o relato de sua desgraça. Mas no final ele dizia que poderíamos conribuir com moedinhas de 1 centavo (num tom de desespero) "será que UM centavo vai fazer muita falta?" - Ele diza. E por fim foi embora, mas não reclamou do dinheiro. - Será que era o mesmo louco já mais desesperado? - Bianca

    ResponderExcluir
  24. Acho que não, Bianca. O louca de minha história reclamou da ninharia que recebeu. Acho que se dessem um centavo, ele jogaria na cabeça de quem deu. rs

    ResponderExcluir

Peço educação ao postar seus comentários. Obrigado!